segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Dia do Não Fumador - 17 de Novembro


Faço tudo para não começar!

Fumar para fazer como os outros e pertencer a um grupo, para ter uma postura, para impor um estilo, para descontrair, para mascarar o apetite… São inúmeras a razões para fumar. Assim, não começar a fumar é difícil mas é o desafio que tu lanças à tua saúde.
Sucumbiste ao teu primeiro cigarro, depois ao segundo…Ai, a tua necessidade de independência vai sofrer um abalo! Sim, a nicotina que é a substância mais nociva torna-se fisicamente dependente, sobretudo na tua idade. A dependência é também psicológica: o fumador tem “necessidade” do seu cigarro, é como que prisioneiro.
Não começar seria resistir contra as tabaqueiras que enriquecem à custa da tua saúde. Elas têm todo o interesse em captar fumadores jovens que possam substituir os fumadores mais velhos que param ou morrem. E, por isso, manipulam-vos sem piedade…
Não começar é também fazer parte de um grupo porque, há já dez anos, que diminui o número de jovens fumadores.

Digo stop ao cigarro!

Dizer stop é difícil mas não é impossível! Ter vontade de deixar de fumar é já um grande passo. Avança por etapas e verás brevemente o fim do caminho. Pensa primeiro do lado positivo da coisa: acabam-se os odores de tabaco, os alimentos sem gosto, os pulmões em fogo após o mais pequeno esforço. Recuperas a saúde e o dinheiro no porta-moedas! Tens medo de ganhar alguns quilos! Com efeito, isso pode acontecer mas, com uma alimentação equilibrada e um pouco de desporto, tudo entrará na ordem. Não hesites em consultar um médico que te pode ajudar. Existem produtos que existem na farmácia, tais como, bombons, chicletes, consultas de tabacologia em centros de saúde, pelo telefone e pela internet. A primeira tentativa não será logo um êxito, talvez tenhas vontade de desistir mas, FORÇA, vai valer a pena!!!

in Adoro ser uma Adolescente, Editora Educação Nacional, página 351

Sem comentários:

Enviar um comentário