segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Viver com a Diabetes




Olá! Sou uma aluna da turma 8ºA e sou diabética.
No início de Abril de 2008 comecei a sentir uma coisa estranha em mim, eram sintomas da diabetes: precisava de urinar muitas vezes, sentia cansaço e sede intensa. A minha mãe, que trabalhou num laboratório de análises e conhecia os sintomas da diabetes, dizia que me ia levar ao médico, mas eu dizia sempre que não.
No dia 26 de Abril de 2008, um sábado, a minha mãe foi falar com o meu vizinho que é médico. À noite fui à casa dele e ele disse que ia medir-me os valores da diabetes, quando ouvi aquilo fiquei toda a tremer. Ele foi buscar a sua máquina, porque também é diabético, mediu-me e o resultado foi 365, ele disse para eu chamar a minha mãe. Ele disse à minha mãe que eu ia jantar na casa deles para festejar os anos da sua mulher e que no fim de jantar ia levar-me ao hospital. No fim do jantar, a minha mãe levou-me ao hospital e fiquei a saber que era diabética tipo1. Quando a médica disse que eu ia ter que ficar internada no mínimo uma semana, fiquei muito preocupada e triste porque o hospital é um lugar de que não gosto, mas como eu consegui controlar bem a diabetes só fiquei internada 4 dias. No hospital disseram ao meu pai que eu ia ser Insulino-dependente e o meu pai ficou logo muito preocupado.
Durante os dias que estive internada fui aprendendo a lidar com a diabetes, o que até é muito fácil.
Na quarta-feira seguinte tive alta e vim para casa para me habituar a lidar com
a doença, o que correu muito bem.
Hoje, passado um ano e sete meses, faço uma vida completamente normal, só tenho que ter o cuidado de medir os valores às horas necessárias e tomar a insulina quando é preciso. Não posso comer muitos doces, então o que eu decidi fazer foi não comer doces durante a semana e ao fim de semana comer um docinho, mas só se os valores estiverem bons, porque se estiverem altos, não como.
Estou a lidar muito bem com esta doença o que me faz ficar feliz.
Quem tem diabetes faz uma vida normal tal como quem não tem.
Se quiseres falar ou fazer perguntas sobre a diabetes, escreve uma mensagem.
Aluna da turma 8ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário